O 3º Simpósio Acompanhamento Terapêutico (AT), Saúde Pública e Educação terá como eixos dois temas atuais: a constituição do campo científico e/ou epistêmico e sua articulação no contexto das políticas públicas de saúde mental e de educação, tomando como ponto de inflexão a problemática do autismo. O AT tem sido teorizado a partir de diferentes enfoques – da psicologia, da psicanálise e da filosofia –, o que nos leva a interrogar: seria o campo, então, uma função universal atinente a todas estas abordagens? Sabemos que não é possível ambicionar uma unidade científica e/ou epistêmica para a psicologia e afins e, paripassu, tampouco para o AT. Assim sendo, seria possível uma proposição universal para o AT, capaz de contemplar a pluralidade científica e/ou epistêmica do campo?
Outro ponto: como problematizar o autismo em sua articulação no contexto das políticas públicas de saúde mental e de educação? Há normatizações e regulações específicas em saúde mental sobre o autismo, que contemplem as interfaces entre o AT, a saúde pública e a educação? Sobre estas questões e seus desdobramentos iremos nos debruçar, agregando e dividindo experiências e reflexões que, certamente, contribuirão para, em conjunto, avançarmos na constituição do campo no País.
Sejam todos muito bem-vindos!
DATAS
2 e 3 de outubro de 2015
INVESTIMENTO
Profissionais: R$ 100,00
Estudantes: R$ 80,00 (de graduação, apresentar carteira de estudante ou comprovante de matrícula na secretaria do evento para retirada do crachá)
LOCAL DO EVENTO
Universidade Metodista de São Paulo
Campus Rudge Ramos – Salão Sigma
R. Alfeu Tavares 149, Rudge Ramos
São Bernardo do Campo, SP, CEP 09641-000.
Coordenação
MAURÍCIO CASTEJÓN HERMANN
Doutor em Psicologia Clínica pela USP, diretor do Attenda.
Programação
Sexta-feira, 02.10.2015
17:00 – Credenciamento (Salão Sigma)
17:30 – Planária de abertura: “AT: há um campo científico e epistêmico?”
Palastrante: Maurício Castejón Hermann, psicanalista, doutor em psicologia clínica pela USP, diretor do Attenda.
Coordenação: Clarissa Metzger, psicanalista, mestre e doutora pelo IP/USP, coordenadora, professora e supervisora clínica do Curso de AT do Instituto “A Casa”; coordenadora e supervisora clínica da equipe HIATO de AT; membro do Laboratório Psicanálise e Sociedade do Depto. de Psicologia Clínica do IP/USP e Núcleo Psicanálise e Política da PUC SP; coautora do livro “Acompanhamento Terapêutico” (Série Prática Clínica, 2013); membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo (FCL SP).
Sábado, 03.10.2015
09:00 – Mesa de apresentação de trabalhos – temas livres
11:15 – Mesas simultâneas
AT E SAÚDE MENTAL
“O acompanhamento terapêutico e as demências: entre a psicopatologia e o orgânico”
Palestrante: Natália Barbieri, psicóloga, psicanalista e acompanhante terapêutica; doutora em Saúde Coletiva pela Unifesp, coordenadora de grupos de estudos e de supervisão sobre clínica do envelhecimento; coorganizadora do livro “Travessias do tempo: acompanhamento terapêutico e envelhecimento” (Casa do Psicólogo).
“A questão da clínica no campo da saúde mental: um tema recorrente”
Palestrante: Maurício Lourenção Garcia, doutor em psicologia clínica pela PUC SP; professor adjunto da Unifesp Baixada Santista; professor colaborador do Programa de Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde; tutor acadêmico do PRÓ-Saúde/Pet-Saúde na Formação para o Cuidado em Rede de Atenção Psicossocial; membro do grupo de pesquisa CNPQ do LEPETS; membro do grupo de trabalho “Subjetividade Contemporânea”, da Anppep.
“O AT no serviço de residência terapêutica: consolidando a reforma psiquiátrica”
Palestrante: Edson Olivari de Castro, mestre (1992) e doutor (2002) em psicologia clínica pela PUC SP; docente no magistério superior desde 1986; psicólogo clínico particular até 2010; supervisor clínico institucional na região de Piracicaba, SP; professor e supervisor na Unesp-Bauru, trabalhando com AT e SRT.
Coordenação: Maurício Castejón Hermann, psicanalista, doutor em psicologia clínica pela USP, diretor do Attenda.
AT E EDUCAÇÃO
“A loucura entra na escola: o que acompanhamos?”
Palestrante: Marcos Salém Vasconcelos, psicólogo clínico, at e supervisor; coordenador do Grupo Laço, membro do Grupo Itinerante de AT.
“Inclusão: mais ainda ou ainda mais agora!”
Palestrante: Deborah Sereno, psicanalista, mestre em psicologia clínica pelo IP USP; doutoranda do Depto. de Psicologia Social da PUC SP (Núcleo de pesquisa e Psicanálise e Política); docente e coordenadora de estágios do Curso de Psicologia da FACHS – PUC/SP; coordenadora do Giramundo, Oficinas e Redes em Saúde Mental da Clínica de Psicológica Ana Maria Poppovic da PUC SP; coordenadora e supervisora do Roda Rua, equipe de Acompanhamento Terapêutico.
“O AT e a constituição de uma clínica do sujeito na escola”
Palestrante: Priscila de Azevedo e Souza Venosa, Psicóloga e psicanalista, membro no NESME, mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Atuou como psicóloga escolar em instituição particular de Ensino Fundamental e Médio. Atualmente clinica em consultório particular e como acompanhante terapêutica na equipe Grupo Laço – Projetos de Inclusão Escolar.
Coordenação: Mariana Muraro, psicóloga clínica e at com aprimoramento pelo Hospital do Servidor Público Estadual; experiência com pacientes com deficiência intelectual na Rede de Saúde Pública de SP; membro do Núcleo de AT/Attenda.
AT nas Varas de Família
“O AT na Vara de Família”
Palestrantes: Edna Cardoso da Guarda, Juliana Polakiewicz, Vanessa Kamei – integrantes do Núcleo de AT do Attenda, criado em 2013, com formação específica em AT.
Coordenação: Karina Nogueira da Silva, membro do Núcleo de AT e estagiária do Attenda.
O AT e os acontecimentos do corpo
“Articulações entre AT e oncologia”
Palestrante: Clarissa C. Fongaro Nars, at, membro da equipe HIATO de AT com formação pelo Instituto “A Casa”, psicóloga do Instituto de Oncologia Pediátrica (IOP Graacc – Unifesp); mestranda pelo Centro de Filosofia e História das Ciências da Saúde CEHFI/ EPM/ Unifesp. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia. Participante do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo.
“Quando o corpo é outro: o AT no cuidado interdisciplinar às doenças neurológicas”
Palestrante: Ricardo Gomides, psicanalista, at, doutor em psicologia pela USP.
“Acompanhamento Terapêutico e deficiência intelectual: as marcas no corpo e seus efeitos subjetivos”
Palestrante: Thais Siqueira, at membro da equipe HIATO; estagiou no Hospital de La Borde e na École Experimentale de Bonneuil-sur-Marne, França; psicóloga do Programa Einstein na Comunidade Paraisópolis (PECP), do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE); psicóloga clínica particular.
Coordenação: Rosa Lúcia Moysés, cientista social com pós-graduação em ciência política pela USP; psicanalista pelo CEP, at, coach pelo Instituto EcoSocial, acreditado pelo ICF; dinâmica de grupo pela SBDG; docente de pesquisa qualitativa na Abep; pesquisadora qualitativa em institutos de pesquisa e agências de publicidade; sócia-proprietária da MB Foco Estratégico (1999 a 2011).
13h30 – Intervalo para almoço
15h00 – Plenária: acompanhamento terapêutico, autismo e políticas públicas
“Apostas coletivas no cuidado e promoção de saúde para pessoas com transtorno do espectro autista e suas famílias: integralidade, inventividade, criatividade e diversidade. Mas… o que o AT tem a ver com isso?”
Palestrante: Mariana Ribeiro, psicanalista, psicóloga pela PUC SP; pós-graduanda em psicologia perinatal e parental; coordenadora e supervisora do grupo Trilhas de AT; aprimorada pelo Giramundo, membro do grupo Margens Clínicas que atende vítimas de violência policial; integrante do Mpasp; psicanalista clínica e at.
“Saúde Pública e Acompanhamento Terapêutico”
Palestrante: André Ricardo Nader, mestrando em psicologia pelo IPUSP; coordenador do curso de formação de AT Contato e do grupo de AT Convida; supervisor de um Serviço Residencial Terapêutico da Prefeitura Municipal de São Paulo; psicólogo clínico.
“Entre laços e nós: educação inclusiva, autismo e AT”
Palestrante: Paula Buainain Albano, psicóloga pela PUC SP, especialista em psicologia da infância pela Unifesp, mestre em psicologia social pela PUC SP; psicanalista clínica, at e consultora em educação inclusiva.
Coordenação: Edna Cardoso da Guarda, psicóloga, psicanalista, at e coordenadora do Núcleo de AT do Attenda.
17h00 – Encerramento
Palestrante: Maurício Castejón Hermann, psicanalista, doutor em psicologia clínica pela USP, diretor do Attenda.
ENVIO DE TRABALHOS – MESAS DE TEMAS LIVRES:
Interessados no envio de trabalhos para apresentação na mesa de temas livres devem seguir os seguintes eixos temáticos:
AT e demandas contemporâneas
AT e instituição de saúde ou educação
AT e suas abordagens
AT e equipe de tratamento
AT e comunidade
AT e desafios frente à vulnerabilidade social
AT e desinstitucionalização
AT e seus indicadores
AT e seu trânsito entre os espaços públicos e privados
AT e a gestão da política pública de saúde mental em saúde mental e educação
AT e sua formação ao profissional de saúde e educação
Os Resumos devem conter:
Nome completo do(s) autor(es), pertinência institucional, domicílio completo (com CEP, bairro, município e estado), telefone e e-mail; máximo de duzentas (200) palavras, folha A4, corpo do texto (arial 12), título (arial 14, em negrito e caixa alta), espaçamento entre linhas (duplo); indicar o eixo temático mais apropriado para a proposta de resumo.
Prazo e endereço eletrônico para envio dos resumos dos trabalhos: 25 de setembro de 2015; comissaocientifica@attenda.com.br
Os Trabalhos devem conter:
Nome completo do(s) autor(es), pertinência institucional, domicílio completo (com CEP, bairro, município e estado), telefone e e-mail; máximo de seis (6) laudas, folha A4, corpo do texto (arial 12), título (arial 14, em negrito e caixa alta), espaçamento entre linhas (duplo).
Prazo e endereço eletrônico para envio de trabalhos completos: 30 de setembro de 2015; comissaocientifica@attenda.com.br
Secretaria do evento:
Horário de atendimento: 13:30 às 16:30 horas, pelo telefone (11) 2381.6190, 2381.6190, de segunda-feira à sexta-feira, ou pelo e-mail: secretariasimposio@attenda.com.br